Bifes de frango mediterrâneos





Eis a minha versão de frango mediterrânea que partilhei aqui  do chefe Marco Canora. Se é uma versão, tinha de simplificar ainda mais o que já era simples...já sabem o que é que a "casa gasta"...comigo, quanto menos trabalho e menos tempo na cozinha melhor, desde que não seja para depois comer cozidos e grelhados que não gosto nada de comida sem sabor!
Comecei por trocar as pernas de frango por peito, apenas porque era o que tinha posto a descongelar, usei mais especiarias e o resto são apenas pormenores. A essência deste prato está no limão e azeitonas, que não podemos mesmo omitir.
Porque nunca é demais lembrar e porque usei e abusei das especiarias na confeção deste prato, as especiarias são muito importantes para quem está de dieta , especialmente para quem quer perder peso. Não é bem o meu caso, que se perco peso ainda deixam de me ver..., mas é um habito bom que criei. As especiarias , para além de saudáveis, dão-nos a sensação de satisfação mais rápido quando estamos a comer, logo, comemos menos. Também ajudam no metabolismo dos alimentos, que é outra parte importante para quem quer emagrecer. A outra grande vantagem é permitir reduzir consideravelmente o sal. Todos sabemos o mal que o sal nos faz, por isso aconselho a substitui-lo por ervas aromáticas e especiarias que só ficam a ganhar.

Para 4 pessoas vão precisar de:
  • 4 peito de frango pequenos partidos em bifes ou 3 grandes
  • Temperar com 1 colher de sopa rasa de pimentão doce, gengibre seco, cominhos, tomilho. (se não tiverem alguma destas especiarias, usem as que tiverem que gostem sem medo; o frango combina com quase todas)
  • azeite
  • 1 cebola picada
  • 2 dentes de alho picados
  • 1/2 cubo de caldo de frango (tipo Knorr; uso magro)
  • 6 pés de salsa picada (juntei também 3 pés de coentros que tinha em casa)
  • raspa de 1 limão grande
  • 1/2 frasco de azeitonas verdes (usei sem caroço mas podem ser as que quiserem)
Acompanhei com arroz integral seco e salada
Confeção:
Cortei os peitos de frango ao meio em bifes grossos. Misturei as especiarias numa tigelinha. Espalhei o tempero pelo frango.

Parti a cebola, o alho e a salsa. Diluí o caldo num copo de água quente.
Pus uma frigideira antiaderente ao lume untada. Quando quente, coloquei os bofes a dourar. Não é necessário ficarem bem cozinhados por dentro porque vão voltar ao lume, apenas dourados e selados. reservei.

Na mesma frigideira, agora com o lume médio, coloquei mais um fio de azeite, a cebola e o alho. Mexi bem para que se soltem os sulcos que estão presos. Quando a cebola já estava mole, acrescentei o caldo diluído, a raspa do limão e a salsa. Deixar levantar fervura.


Coloquei novamente os bifes na frigideira e retifiquei a quantidade de liquido (tinha pouco e coloquei meio copo de leite). Deixei ferver por cerca de 10 minutos, acrescentando as azeitonas a meio do tempo.



Está pronto a servir.
Bom apetite!



0 Comentários