"Mini-snacks" energéticos (para o pequeno almoço ou para o pré-treino; feitos em poucos minutos)





A minha filha Camila é viciada em ginásio! É um vicio muito difícil de compreender para mim, vistos que a única parte do meu corpo que se exercita com vigor são mesmo os dedos das mãos....NÃO SIGAM O MEU EXEMPLO!
Esta é uma realidade que eu não tenho conseguido mudar, principalmente por falta de vontade própria. Sou um bocadinho preguiçosa para fazer desporto e como tenho o dia a dia muito agitado e me mexo muito, acabo por não sentir falta. Sei que faço mal, acompanhar a minha filha no ginásio era uma excelente terapia, tenho que me decidir um destes dias.
Duas horas diárias de musculação exigem cuidados extra na alimentação. Se há nutrientes que têm de ser repostos no pós-treino, outros são necessários para haver energia durante o treino.

Há algum tempo atrás, em período escolar, a Camila sentiu "fraqueza" durante o treino. Muitas pessoas pensam que com uma alimentação equilibrada e refeições regulares, não é necessário cuidados extra. Eu também pensava assim, mas a experiência mostrou-me que não. Da 1ª vez que aconteceu não liguei muito, achei que qualquer circunstancia tinha motivado o mau estar. Com o repetir da situação, percebi que a Camila precisa duma "dose" de energia antes do treino. O meu filho mais velho também faz ginásio e nunca tinha acontecido nada semelhante.
Foi por tudo isto que comecei a dar-lhe barritas energéticas antes de treinar. Normalmente cortamos ao meio e come só metade (apesar de já fazer musculação á 3 anos, tem apenas 15 anos...). Sempre que posso faço eu essas mesmas barritas. Não tenho uma receita exata, é um bocadinho dependente do que tenho em casa, apenas tento que sejam nutricionalmente completas e adequadas ao efeito (hidratos de carbono, proteínas, fibras, gorduras saudáveis). Tudo incluído num pequeno quadrado ou bolinha.
O que aqui vos vou mostrar são as ultimas que fiz e apontei o que coloquei. É importante que percebam que neste tipo de receitas, com este tipo de ingredientes, ás vezes exigem "acertos" nossos. Normalmente são fáceis de fazer e eu vou tentar mostrar como devem fazer.

Barras (quadrados) energéticas de amendoim e cajus

  • 1/2 caneca de amendoins crus ou torrados
  • 1/2caneca de caju
  • 1 colher de sopa de manteiga de amendoim
  • 12 tâmaras sem caroço (não demolhei)
  • 4 quadrados de chocolate preto 70% cacau (picadinho com a ajuda de uma faca)
Coloquei no processador de alimentos os frutos secos e triturei, Acrescentei a manteiga e as tâmaras. Triturei até começar a agarrar ás paredes do processador. Demora cerca de 4 minutos. Fica uma massa solta que ao apertar fica compacta. Juntei o chocolate e triturei novamente mas só 5 segundos.
Coloquei uma folha de papel vegetal na forma do brownies, passe para lá a massa e fiz um quadrado grande (ocupei apenas uma pare da forma). Cortei aos quadrados e guardei o frigorifico.
(podem fazer em formato de bola).










"Bolas" energéticas de amendoim e coco


  • 1 caneca de amendoins crus ou torrados
  • 1/2 caneca de coco ralado
  • 2 colheres de sopa de manteiga de amendoim
  • 16 tâmaras (não demolhei)
  • 2 quadrados de chocolate preto 70% cacau (picadinho com a ajuda duma faca)
Coloquei no processador os amendoins e triturei. Acrescentei os restantes ingredientes á exceção do chocolate. Triturei até começar a agarrar ás paredes do processador. Se ao fim de algum tempo (5 minutos) não estiver a agarrar, coloquem 1 colher de sopa de água aos poucos. Fica uma massa solta que ao apertar fica compacta.
Retirei a massa para uma tigela, juntei o chocolate e fiz bolas com a minha mão.
(Podem formar um quadrado grande e cortar como mais gostarem.)

"Bolas" energéticas de aveia, frutos secos e sementes


Esta é a receita que rende mais e também a que não inclui manteiga. Mas foi por esquecimento! Não está na lisa de ingredientes mas se quiserem coloquem uma colher de sopa de manteiga de amêndoa ou amendoim.

  • 1 caneca cheia de tâmaras água quente para hidratar
  • 1 caneca de passas
  • 1 caneca de cajus
  • 2 colheres de sopa de sementes de linhaça
  • 2 colheres de sopa de sementes de chia
  • 2 canecas de flocos de aveia
Comecei por pôr as tâmaras a hidratar Tirei-lhes o caroço, coloquei numa caneca e acrescentei água quente (mínimo 10 minutos).
No processador de alimentos coloquei os cajus e triturei um pouco. Acrescentei as tâmaras sem água, as passas e as sementes. Triturei bem e juntei 1/4 de copo da água de demolhar as tâmaras. Fica uma massa muito empapada. Juntei 1 e1/2 caneca de aveia, voltei a triturar e verti para uma tigela. Juntei a aveia restante e amassei com as minhas mãos. Se a vossa massa muito mole, juntem mais aveia até estar possível de moldar com as mãos.
Fiz bolas com as minhas mãos e reservei no frigorifico.









0 Comentários