Bolo de bolacha com creme de manteiga de amendoim, saudável e "fit" (feito com queijo quark)






Esta é mais uma versão minha de bolo de bolacha saudável. Não melhorei a outra, até porque não há muito a fazer numa receita que já é tão simples e saudável (podem ver carregando aqui ), apenas quis fazer o bolo de bolacha com um sabor diferente, tal como acontece com as receitas tradicionais em que encontramos os mais diversos sabores de creme, mantendo a mesma ideia: saudável e pouco calórico. Desta vez usei bolacha maria integral em vez de bolacha de aveia como fiz no outro e o creme, em vez de ser com sabor a café (versão light de creme moka), é com manteiga de amendoim.
Não posso deixar de vos contar um comentário hoje na hora do almoço enquanto comíamos a sobremesa. A minha filha mais nova, a Camila, que tem apenas 15 anos, ontem esteve a ajudar-me na cozinha. Apesar de jovem, reparou o quanto foi rápido e fácil fazer este bolo, assim como reparou que é bem mais simples que qualquer receita tradicional de bolo de bolacha, ou seja, eu não liguei batedeira, não pus nada ao lume, apenas misturei 3 ingredientes numa tigela. O comentário dela foi: "É um bolo bom para os preguiçosos."
 Esta é uma ideia que eu faço questão de salientar. Confecionar de forma saudável é a maioria das vezes mais rápido e mais que simples que as receitas tradicionais. Não é sempre mas muitas vezes também é mais barato.

Calorias aproximadas: bolacha:1760; queijo quark:130; manteiga de amendoim:282; mel: 128; café:8. Tudo somado dá 2308. Dividido por 8 doses são 289 calorias; dividido por fatias (o dobro das doses): 145 calorias.

Vão precisar de:
(Rende 8 doses iguais á da foto, ou seja, fiz um bolo e mais 2 pratos individuais; fiz o bolo com bastante altura, pelo que dividi em 12 fatias)
  • 2 pacotes de 200g de bolacha maria integral (400g)
  • 1 caneca de café ou descafeinado (não adocei mas podem adoçar se quiserem)
  • 250 de queijo quark
  • 3 colheres de sopa de manteiga de amendoim
  • 2 colheres de sopa de mel
Confeção:
 Fiz o café e coloquei numa tigela.
Numa outra tigela misturei bem a manteiga de amendoim e o mel. Acrescentei o queijo quark e misturei bem.
Está tudo pronto é só montar o bolo. Molhei as bolachas, uma a uma, no café, coloquei numa travessa (ou parto individual) e barrei com uma colher de chá de creme. Repeti camadas até acabarem as bolachas. Cobri com o restante creme e decorei com bolacha e chocolate picado.


Delicioso!



1 Comentários