Tarte de frutas e iogurte grego (com queijo quark; não vai ao forno)





Vieram uns dias de calor (que entretanto já se foram embora outra vez...) e eu comecei a pensar nas sobremesas de verão. O critério mais relevante para a escolha não é ser fresquinha, embora também convenha, é mesmo ser muito, mesmo muito fácil e prático de fazer. Tem mesmo de ser, porque com o calor dobram as coisas para fazer em casa, os programas fora de casa, as atividades dos filhos, enfim, o que não sobra é tempo, muito menos para sobremesas.
Esta já foi eleita pela minha ilustre família (acreditem que é um júri exigente!) a sobremesa do verão cá em casa, mesmo sem o ele ainda sequer ter começado...
Vão precisar de:
  • 150g de avelas (ou noz)
  • 150g de tâmaras secas sem caroço demolhadas em 1/4 de copo de água quente
  • 1 chávena de flocos de aveia
Recheio:
  • 300g de iogurte grego natural e 200g de queijo quark 0% mat. gord. ou 500 g de iogurte grego ou 250g de iogurte grego e 250g de queijo quark (eu fiz a 1ª hipótese)
  • 3 colheres de sopa de mel (ou adoçante)
Cobertura:
  • morangos e cerejas ou as frutas que gostarem (fica muito bem com pêssego fatiado, kiwi, outro tipo de frutas vermelhas como mirtilos ou framboesas)
Para o molho de chocolate: (é opcional)
(Há várias possibilidades e podem ver carregando aqui e aqui )
  • Eu hoje fiz colocando 2 quadrados de chocolate preto 70% cacau no microondas com 1/2 copo de leite (100ml) por alguns segundos. (devem pôr de 15 segundos de cada vez e ir mexendo até ter um creme liso; se necessário colocar mais leite)
*Pode ser feito em formato mini-tartes ou queques.
Confeção:
Base - Num processador de alimentos coloquei todos os ingredientes da base. Triturei durante alguns minutos parando para desprender o que fica agarrado ás paredes. Ao fim de cerca de 5 minutos vai começar a ficar mais pastoso e menos "farinha". Nessa altura acrescentei um pouco da água de demolhar as tâmaras (1 colher de sopa de cada vez e não deve ser preciso mais que 3). Voltei a triturar. Forrei uma forma de fundo amovível com papel vegetal e espalhei a massa de avela, pressionando pelo fundo e lados. Guardei no frigorifico.



Recheio - Misturei os ingredientes, iogurte grego, queijo quark e mel. Verti sobre a base e guardei no frigorifico. (Convém estar algum tempo para evitar que as frutas se "enterrem"; eu deixei de um dia para o outro).

Cobertura - (Fiz a cobertura só no dia de servir para evitar que as frutas fiquem "feias".)
Cortei os morangos em fatias e tirei o caroço ás cerejas (podem ver como carregando aqui ). Dispus sobre a cobertura.
Fiz o molho de chocolate conforme indiquei na lista de ingredientes. Coloquei numa molheira para servir na hora mas podem colocar antes de servir.
Desformei e servi com o molho de chocolate.

Deliciosa e tão fácil de fazer...